Massa de Acabamento
MASSA DE ACABAMENTO é um produto com base em gesso, cargas minerais, e adjuvantes, de cor branca.
É comercializado em forma de pó muito fino pronto a amassar mecanicamente com água, para aplicação manual.
UTILIZAÇÃO
Indicado para o acabamento de paredes e tetos, habitualmente revestidos com massas à base de gesso, manuais ou projetadas, rebocos de cimento ou cimento/cal.
Deve ser aplicado com talocha metálica (liçosa), em camada muito fina. Pode também ser usada em intervenções de conservação e reabilitação de revestimentos interiores de paredes, para a reparação de fissuras e barramentos em camada pelicular. Em ambos os casos, pode obter-se um acabamento idêntico ao do estuque tradicional, de elevada durabilidade e prestações mecânicas superiores. Existe, também, uma excelente compatibilidade entre este material e os normalmente usados nos suportes antigos, razão pela qual tem sido amplamente usado neste tipo de intervenções.
CONDIÇÕES A SATISFAZER PELOS SUPORTES NO MOMENTO DA APLICAÇÃO DO REVESTIMENTO
Os suportes devem estar isentos de partículas aderentes, produtos pulverulentos, sais e gorduras. Sobre outros produtos com base em gesso natural, recomenda-se a sua aplicação logo após o endurecimento destes ou, no máximo, até 24h depois, exceto nos casos onde as condições de secagem das massas sejam afetadas por suportes pouco absorventes, espessuras de enchimento na ordem dos 20 mm ou mais, e falta de arejamento. Nestas condições, a massa de acabamento só deve ser aplicada no dia seguinte, de forma a permitir uma melhor secagem, nas primeiras horas, da massa de enchimento.
Sobre rebocos com base em cimento/ cal, recomenda-se precisamente o oposto, devendo estes estar não só endurecidos, como completamente secos na altura da aplicação da MASSA DE ACABAMENTO.
Nesse caso, é recomendável proceder ao seu humedecimento prévio com água limpa, para melhorar a aderência entre as duas camadas e evitar a formação de fissuras. A mesma recomendação é feita para qualquer
outro suporte muito absorvente. Em suportes lisos e compactos, devem criar-se as condições necessárias de aderência, através da picagem da superfície ou da aplicação prévia de um produto próprio para o efeito, de
eficácia comprovada. A temperatura do suporte deve situar-se entre 5 .C e 30 .C.